Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem, Museu Nacional, UFRJ

Iniciação Científica

O LAP tem tido, ao longo de toda a sua história, uma forte atuação na Iniciação Científica de jovens estudantes, tanto ao nível de Graduação quanto no Ensino Médio. Por nossas características de transdisciplinaridade, orientamos alunos de diversas formações, como Arqueologia, Biologia, História, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Agronomia e outros, oriundos de diversas Universidades do Rio de Janeiro.

No âmbito da Graduação, nossa equipe participa de programas institucionais, como o PIBIC (programa em parceria entre o CNPq e a UFRJ que oferece bolsas para estudantes de graduação), além de orientar bolsistas de outras agências (CNPq, FAPERJ), estágios obrigatórios de graduação, monografias de final de curso e eventualmente enquadrar alunos voluntários. 

No âmbito do Ensino Médio, participamos do programa PIC-Jr/Jovens Talentos, um programa em parceria entre o Museu Nacional e o Colégio Pedro-II, financiado pela FAPERJ, que oferece bolsas para estudantes de 2º e 3º anos.

Todos os alunos envolvidos recebem uma formação básica em Arqueologia e em uma ou mais áreas da Arqueobotânica e se envolvem em atividades de pesquisa. Além disso, eles têm a oportunidade de participar de aulas, seminários, atividades de campo, entre outros, conhecendo de perto a dinâmica de pesquisa em um laboratório do Museu Nacional. As atividades programadas frequentemente congregam alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, assim como seus orientadores, em um ambiente profícuo ao aprendizado, à cooperação e ao ganho de maturidade intelectual.

Todos os anos, nossos alunos de Iniciação Científica universitária e Iniciação Científica Jr apresentam seus trabalhos na SIAc - Semana de Integração Acadêmica da UFRJ , além de participarem regularmente da Jornada de Jovens Talentos da FAPERJ.