Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem, Museu Nacional, UFRJ

Aniversários do Museu Nacional

Todos os anos, o Museu Nacional comemora seu aniversário com um grande evento realizado na Quinta da Boa Vista. O LAP participa regularmente com oficinas relacionadas à Arqueobotânica.

Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional

O Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta é um projeto de Educação Museal realizado pela Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN). O projeto consiste na formação de um grupo de 25 alunos do ensino fundamental de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, que participa semanalmente de atividades de ciência promovidas por servidores do Museu Nacional. O LAP participou de sua primeira edição com uma oficina sobre Arqueologia de Sambaquis, e continua como colaborador para futuras edições.

Festival do Conhecimento UFRJ

Entre os dias 14 a 24 de julho de 2020, a UFRJ realizou o primeiro "Festival do Conhecimento" totalmente online, que contou com diversas atividades ao vivo e gravadas, incluindo palestras, oficinas, minicursos, debates e apresentações culturais. O LAP participou apresentando vídeos sobre a Arqueobotânica e sobre o projeto de extensão Arqueologia Viva. Os vídeos estão disponíveis em nosso canal do Youtube. Para acessá-los, clique nas miniaturas abaixo.

UFRJ na Praça

Em 15 de maio de 2019 foi organizado um movimento nacional pela Educação e pela Ciência. Nesse dia, instituições de ensino de todo o país paralisaram suas atividades para colocar o conhecimento que produzem nas ruas. O LAP esteve presente na manifestação organizada pela UFRJ com pôsteres, livros e materiais expostos na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. Durante todo o dia, conversamos com diversas pessoas sobre as pesquisas realizadas pelo Museu Nacional em Arqueologia Brasileira e Arqueobotânica.