Laboratório de Arqueobotânica e Paisagem, Museu Nacional, UFRJ

Cursos

Formação básica em Antracologia e Anatomia do Lenho

Curso de Extensão Universitária oferecido anual ou bianualmente. Oferece formação intensiva em Antracologia e Anatomia do Lenho para graduandos e graduados através de aulas teóricas e práticas, num total de 40 horas de formação. Visa a apresentar as bases para a análise e identificação de fragmentos de madeira carbonizada (carvões) provenientes de sítios arqueológicos, sedimentos ou de contextos atuais, com ênfase nos princípios metodológicos da antracologia e da anatomia do lenho carbonizado.

Ementa: Introdução à antracologia e à anatomia da madeira e do carvão; metodologia de laboratório; anatomia do lenho e do carvão; modificações estruturais do lenho carbonizado; organização dos tecidos e caracteres diagnósticos; identificação dos constituintes celulares no carvão de angiospermas e gimnospermas; caracterização anatômica de carvões; uso de programas de identificação.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Rita Scheel-Ybert

Arqueologia do Rio de Janeiro

Curso de Extensão Universitária oferecido bianualmente. Voltado a profissionais da educação em formação ou atuantes em escolas da rede pública e privada do Rio de Janeiro. Apresenta um panorama do conhecimento arqueológico atualizado e discute as descobertas da arqueologia fluminense a partir de pesquisas do Museu Nacional, abordando aspectos históricos, teóricos e metodológicos das pesquisas voltadas aos temas de antiguidade e diversidade da ocupação humana na região e a construção da paisagem local. Baseado em aulas teóricas, num total de 40 horas de formação.

Ementa: Introdução à Arqueologia Brasileira: História e diversidade de vestígios do Oiapoque ao Chuí; Arqueologia de Sambaquis: Monumentos funerários na costa fluminense; Os grupos ceramistas: Milhares de anos de história nas ocupações Proto-Tupi e Proto-Jê; Panorama da Arqueologia Histórica na cidade do Rio de Janeiro; Carvoarias históricas no Maciço da Pedra Branca: Ecologia Histórica e invisibilidade social; Arqueobotânica no Rio de Janeiro: Vestígios de plantas que contam histórias.

Coordenação: Me. Leonardo Waisman de Azevedo

Arqueologia Brasileira para professores: ciência, transdisciplinaridade e práticas de ensino

Curso de Extensão Universitária oferecido bianualmente. Voltado a profissionais da educação em formação ou atuantes em escolas da rede pública e privada do Brasil. Apresenta um panorama do conhecimento arqueológico atualizado e discute as descobertas da Arqueologia Brasileira e seu desenvolvimento como ciência, com foco nas possibilidades de contribuição da disciplina ao ensino escolar. O curso aborda aspectos históricos, teóricos e metodológicos das pesquisas no país, suas descobertas e inovações, buscando estabelecer um diálogo com as demandas e experiências de profissionais da educação e pautados pelas diretrizes oficiais que norteiam o currículo escolar. Baseado em aulas teóricas, num total de 40 horas de formação.

Ementa: A pesquisa arqueológica no Brasil: História, teoria, métodos e evidências; Arqueologia e diretrizes curriculares para educação: Transdisciplinaridade no fazer científico, currículo e integração de disciplinas; Profundidade temporal e diversidade cultural: pesquisas de arqueologia brasileira; Os primeiros habitantes: povoamento e ocupação do Brasil há milhares de anos; Arqueologia dos Sambaquis; Os grupos ceramistas; Manejo ambiental e a construção das paisagens brasileiras; Arqueobotânica na Arqueologia Brasileira; Identidade e etnicidade na perspectiva da arqueologia; O pensamento Ameríndio na perspectiva da arqueologia; Perspectivas para o ensino de arqueologia e prática docente.

Coordenação: Me. Leonardo Waisman de Azevedo

Arqueologia da REBIO Guaratiba e do Rio de Janeiro

Curso de Extensão Universitária voltado a profissionais ligados à Reserva Biológica Estadual de Guaratiba (RBG) e parceiros. Apresenta um panorama do conhecimento arqueológico atualizado e discute a arqueologia fluminense e a inserção dos sítios arqueológicos registrados na área da RBG nesse contexto Aborda aspectos históricos, teóricos e metodológicos das pesquisas voltadas aos temas de antiguidade e diversidade da ocupação humana na região e à construção da paisagem local. Baseado em aulas teóricas, num total de 16 horas de formação.

Ementa: Introdução à Arqueologia Brasileira: História e diversidade de vestígios do Oiapoque ao Chuí; Arqueologia de Sambaquis: Monumentos funerários na costa fluminense; Antropologia Biológica em Sambaquis e a reconstituição facial do Ernesto de Guaratiba; Os grupos ceramistas: Milhares de anos de história nas ocupações Proto-Tupi e Proto-Jê; Carvoarias históricas no Maciço da Pedra Branca: Ecologia Histórica e invisibilidade social; Arqueologia da RBG: Identificando e registrando sítios arqueológicos.

Coordenação: Me. Leonardo Waisman de Azevedo