O LAP atua na composição, guarda e curadoria das Coleções Arqueobotânicas do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Trata-se de um conjunto de coleções inter-relacionadas, compostas pelas Coleções de Referência e Coleções Arqueobotânicas. A organização deste acervo começou nos anos 1990, como resultado da tese de doutoramento da Professora Rita Scheel-Ybert, e diversos profissionais têm contribuído para sua composição e ampliação. A maior parte deste acervo foi destruída no incêndio que atingiu a Instituição em 2018, e atualmente a equipe do LAP atua em sua reconstrução, através de projetos de pesquisa e projetos institucionais que estão em andamento.
As Coleções de Referência consistem em um conjunto de amostras de partes de plantas atuais bem determinadas taxonomicamente, utilizadas como material comparativo nas análises arqueobotânicas. Elas são divididas em:
As Coleções Arqueobotânicas consistem em amostras de remanescentes vegetais de sítios arqueológicos de diversas afiliações culturais que ocuparam o território brasileiro, desde tempos pré-coloniais até o período histórico. Elas são divididas em:
Todo esse material está à disposição para consulta e uso em pesquisas científicas. Os interessados devem entrar em contato com a Curadoria de Coleções Arqueobotânicas do Departamento de Antropologia da Instituição para mais informações, através dos contatos do LAP.
Curadores das Coleções Arqueobotânicas do Museu Nacional (Setor de Arqueologia, Departamento de Antropologia, MN/UFRJ): Curadora: Rita Scheel-Ybert Substituto Eventual: Leonardo Waisman de Azevedo |
Conheça o livreto "Museu Nacional - Panorama dos acervos: passado, presente e futuro" e saiba mais sobre as coleções do Museu Nacional.